Globalmente, existem inúmeros utilizadores de plataformas de Redes Sociais. Importa numa óptica de negócio identificar os perfis desses utilizadores, quando elabora a estratégia de comunicação da sua Organizaçãoao ou dos seus Clientes.
Foi publicado um trabalho recentemente pela Catherine Murray, que agrupa os principais perfis em 12 grandes grupos de personalidade.
1. O Novato / The Newbie
Este grupo é fácil de identificar, por norma estes utilizadores, aderiram recentemente a uma plataforma de Redes Sociais e denotam na sua interacção com a mesma, dificuldades operacionais e mesmo ao nível de etiqueta.
Este grupo aprecia tolerância e essencialmente apoio, são por isso receptivos à uma correcta e ponderada abordagem por parte de outros utilizadores mais experientes .
Essa ajuda pode ser uma excelente alavanca para reforçar a presença da sua organização no seio do grupo em que pretende se afirmar.
2. Procuram Status / The Status Seeker
Este grupo está fortemente orientado para aquisição do maior número de seguidores/amigos e compara constantemente as suas estatísticas com a dos outros seguidores.
Eles tendencialmente evitam conversas profundas, estão claramente orientados em conquistar seguidores populares, divertidos e com atualizações inteligentes
Este grupo é engenhoso e inteligente na elaboração das suas abordagens para conseguirem o maior número de seguidores.
3. Mencionam o Nome / The Name Dropper
Este grupo está intimamente relacionado com os membros do grupo “The Status Seekers”,e procuram conquistar popularidade mencionando ou comentando sobre os perfis de pessoas influentes ou importantes.
Eles são movers e shakers e sabem onde estão as melhores festas, a quem telefonar e o que fazer.
Eles não seguem e respondem sem terem a certeza que têm algum valor para eles como “amigo”.
4. O Serial Linker / The Serial Linker
Este grupo de utilizadores limitam-se a enviar centenas de post com links para páginas na web que são em grande parte interessantes e pertinentes Segundo a opinião dos próprios.
Provavelmente, alguns dos post que são partilhados não são previamente lidos.
The Serial Linkers são super participantes e são vistos habitualmente a fazer retweets ou copiando posts de outros utilizadores, não adicionando nada de original.
5. O Convencido sem Pudor / The Unashamed Self-Promoter
Estes utilizadores são fantásticas no que fazem e adoram falar sobre isso o tempo todo.
Eles usam as Redes Sociais constantemente para auto-reconhecimento do seu excelente trabalho. Uma certa dose de confiança é saudável e positiva, mas exibir-se na “cara” dos outros utilizadores não é a forma mais correcta.
6. O Chato / The Bore
O chato, não tem nada melhor para fazer do que se fazer de importante, atualizando o mundo em cada minuto de sua vida diária.
Fulano de Tal “está fora de lojas”, ou “tomar chá na cama” …
Envia demasiadas vezes posts relatando futilidades quotidianas (ninguém quer saber quando vai para a casa de banho ou se o querido cãozinho acabou de vomitar no carpete).
7. O Guru / The Guru
O Guru é um ícone das Redes Sociais – são os membros que mais sabem sobre a forma como funcionam as Redes Sociais e como faze-las trabalhar para Si.
O Guru é um “Deus“ entre os geeks, essas utilizadores são seguidos pelos puristas e servem-lhes de exemplo, são apreciados e os seus ensinamentos são colocados em prática.
8. O Fã Obcecado / The Obsessed Fan
Essas utilizadores usam as Redes Sociais para acompanhar cada movimento, das celebridades ou de outras pessoas famosas. Eles estão constantemente a actualizar os seus perfis com posts sobre as celebridades favoritas, e a interagir com os feeds Oficiais para tentar provocar uma resposta pessoal a partir delas.
9. Procura Inspiração / The Inspiration Seeker
São o grupo de utilizadores que procuram através das Redes Sociais inspiração criativa e/ou intelectual. Passam o seu tempo a ver e ouvir e dificilmente interagem.
Estes utilizadores optam por seguir outros utilizadores ou optam por tornar-se fãs de páginas que acham interessantes ou inspiradoras.
Usam as Redes Sociais principalmente para reunir informações e ideias, não adicionam muito valor na sua presença online, são principalmente espectadores.
10. Os Pessimistas/ The Hater
Os Haters usam as Redes Sociais de forma negativa e passam o tempo a comentar de forma negativa sobre opiniões ou ideias de terceiros.
Eles são bastante críticos e por vezes arrogantes, procurando faze-lo de forma intelectual, mas não de forma construtivas, passando a maior parte do seu dia lamentando-se e arrastando os restantes participantes.
São vistos muitas vezes a participar na secção dos comentários dos blogs.
11. O Rebelde / The Rebel
Os Rebeldes despendem uma quantidade considerável de tempo e energia tentando minar as organizações e pessoas em busca de benefícios comerciais.
Na opinião da Catherine Murray estes Rebeldes são muitas vezes os Jornalistas, ou os puristas das Redes Sociais a demonstrar a sua liderança no desenvolvimento de novas tecnologias.
12. O Socializador / The Socialiser
Os Socialisers conseguem tirar forte partido das Redes Sociais e das suas funcionalidades.
Eles estão focados em manter as relações e conexões que realizaram on-line (tanto pessoal como profissional).
Os Socialisers tendem a ser interactivos e contribuem com conteúdo significativo numa base regular. Eles inserem posts abertos sobre a sua vida, podendo em certos casos tornarem-se aborrecidos e algumas vezes evitáveis.
Fonte: 12 social media personality types to look out for By Catherine Murray