Marketing de Conteúdos | Content MKT

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo | content marketing consiste em boa medida por oferecer o CONTEÚDO CERTO, ÀS PESSOAS CERTAS, NO MOMENTO CERTO E PELAS RAZÕES CERTAS.

Se este polinómio tiver uma das suas variáveis mal definida ou for inexistente, o plano editorial irá resultar num resultado diferente do esperado.

Ao  nível do seu plano estratégico, deverá identificar claramente a audiência, selecionar os seus canais (offline e online – qual a abordagem mais adequada de forma a operacionalizar a estratégia e em que Redes Sociais.), identificar o processo de compra e conceber materiais instrutivos (pedagógicos) – Importa gerar conteúdo que informe o seu cliente e o mantenha atualizado…potencia a criação de negócio (aumenta o número de leads, via informação qualificada)

(convidamo-lo a consultar o nosso blog para mais informação – 7 PASSOS PARA ELABORAR UMA ESTRATÉGIA DE (CONTEÚDOS) MARKETING DIGITAL PARA B2B)

  • ELABORAR A ESTRATÉGIA

    Determinar as áreas de atuação e a taxonomia. Construir a equipa, o programa de conteúdo e o processo de produção. Plano de fornecimento do conteúdo pela equipa da 2B-On, com base na definição da personalidade, “voz” da marca do serviço, produto ou instituição. Todas as ações a desenvolver deverão ter em conta as 7 dimensões estratégicas: Estratégia & Operações; Cultura & Pessoas, Governação; Tecnologia; Comunicação; Gestão do Risco e Gestão do Projeto.

  • SITE CORPORATIVO | CUSTOMER-CENTRIC

    Criar um único canal na área de marketing. A organização centrada no cliente precisa de adaptar o seu modelo operacional em torno de uma profunda compreensão dos seus clientes, o que estes valorizam e qual a sua contribuição para a rentabilidade da empresa. Deverá considerar os seguintes pontos: construir processos de negócios que se adaptem aos diferentes segmentos estratégicos dos clientes; proporcionar uma experiência de utilizador positiva e contínua em cada contato ao longo do seu ciclo de vida enquanto cliente e manter um diálogo ativo com os clientes.

    O objetivo é promover uma cultura corporativa que coloca o cliente no centro do processo de tomada de decisão.


  • SMM | SOCIAL MEDIA MARKETING

    SMM é uma das vertentes do marketing digital e consiste no conjunto de ações e técnicas de web marketing que promovem o correto posicionamento das marcas nas Redes Sociais. Algumas das regras para um SMM efetivo, passam por: evitar atalhos; acrescentar valor; posicionar a sua empresa como especialista, dialogar como se fosse uma pessoa; ação não é igual a produtividade; qualidade é melhor que quantidade; evite fazer spamming; não comunique de forma monocórdica; mantenha a mente aberta; engagement; vídeo, imagens e animações, ligue-se; respeite; blogs e claro orçamente bem…mais informações no nosso blog o artigo 7 passos para elaborar uma estratégia de (Conteúdos) Marketing Digital para B2B .

  • MARKETING DE CONTEÚDOS

    O marketing de conteúdo pode visar diferentes objectivos, por exemplo: ♦ Call-to-Action: Avalie o seu conteúdo de modo a poder identificar as ações nas redes sociais, nas newsletters, e-mail marketing, etc, que conteúdos tem contribuído para levar à ação.  | Status Report: Tenha presente qual a situação atual ao nível dos visitantes, page views, número de páginas visitadas, duração média do seu site corporativo e das várias redes sociais e blogs. Quais as taxas de conversão e de rejeição (bounce rates). | Audiência/Clientes Alvo: Ao estudar continuamente a sua audiência irá perceber qual o conteúdo que mais a entusiasma e o que consideram mais relevante. | Funil de Vendas: Ao conhecer bem a sua audiência, reunirá as condições necessárias para identificar o seu funil de vendas:  O topo do funil resulta da primeira experiência que será proporcionada ao cliente. Como e quando é que os clientes irão entrar em contacto com a sua empresa. Deve também estudar a concorrência e perceber como é que a sua empresa gera mais interesse para a sua audiência. ◊ Mercado Alvo | ◊ Visitantes Prospects◊ Qualificação de Prospects | Potenciais compradores | ◊ Compradores | ◊ Clientes. A contribuição do marketing para a construção de um funil de vendas mais otimizado pode ser dinamizada através de várias ações. No entanto, existe uma ação que impacta diretamente no funil de vendas e proporciona uma mais valia apreciável nos resultados de vendas – a construção de um bom processo de qualificação de Leads. Qualificar as leads não consiste apenas em classificar cada oportunidade de acordo com as suas características, mas também em tomar decisões baseadas nessa qualificação. A forma como a empresa decide trabalhar a lead irá contribuir para os resultados (mais rápidos) nas vendas da empresa. Separe as leads que tem um bom perfil para se tornar clientes e encaminhe para a força de vendas (é importante determinar critérios objetivos que facilitem essa identificação); No funil de vendas deverá ter sempre presente que quanto mais engagement conseguir com a sua audiência, melhor para o seu negócio. Para mais informações no nosso blog o artigo 7 passos para elaborar uma estratégia de (Conteúdos) Marketing Digital para B2B .


  • SOCIAL BUSINESS

    Segundo um estudo realizado entre os meses de Maio e Abril de 2015 pela IDC Portugal, “A maioria das organizações nacionais considera as tecnologias de Social Business importantes ou muito importantes para a sua organização. Relacionamento com clientes, suporte às atividades de marketing/marca/ gestão da reputação, suporte ao serviço de clientes/expansão da audiência da organização ou gestão da inovação são as áreas destacadas pelos inquiridos. (Fonte IDC Portugal)


  • LEAD GENERATION

    71% dos profissionais de marketing de B2B recorrem a estratégias de conteúdos de marketing para gerar leads. (Fonte: MarketingProfs) e as  Redes Sociais proporcionam mais 100% taxa de fecho de negócios do que o outbound (Fonte: State of Inbound Marketing, 2012)


  • AVALIAR E OTIMIZAR

    53% dos Social Media marketers não mede o seu sucesso (Fonte: Awareness Inc) e 96% dos gestores de redes sociais mede o número de fãs ou de seguidores (followers), 89% mede o tráfego, 84% avalia o número de menções, 55% acompanha o share of voice e 51% o sentimento. (Fonte: Awareness Inc)

.: Alguns indicadores sobre Marketing de Conteúdo :.

  • O marketing de conteúdo gera três vezes mais leads, do que o tradicional marketing de outbound e custa menos 62%. (Fonte: Demand Metric)
  • 98% dos marketers B2B afirmam que o content marketing faz parte da sua estratégia de marketing. (Fonte: (Regalix)
  • 95% dos compradores nos negócios B2B preferem conteúdos curtos. (Fonte: Demand Gen Report)
  • Um post com mais de 1500 palavras gera em média mais 68.1% tweets e 22.6% mais likes no Facebook do que os que tem menos palavras. (Fonte: QuickSprout)
  • 71% dos profissionais de marketing de B2B recorrem a estratégias de conteúdos de marketing para gerar leads. (Fonte: MarketingProfs)
  • As Redes Sociais proporcionam mais 100% taxa de fecho de negócios do que o outbound (Fonte: State of Inbound Marketing, 2012)
  • 37% dos marketers B2B  recorrem a marketing automation para gerar leads. (Fonte: MarketingProfs)
  • Praticamente metade (48%) dos profissionais de marketing criam uma nova página de destino (landingpage), para cada uma das suas campanhas de marketing. (Fonte: MarketingSherpa)
  • 84% das campanhas geradas a partir de plataformas de CRM tem um processo de classificação das leads, de modo a avaliar a qualidade das mesmas. (Fonte: Direct Marketing News)
  • Segundo pesquisas da InsideSales, 35% a 50% das vendas vão para a empresa que responder primeiro. (Fonte: com)
  • O Snapchat cresceu 54% em 2014, tornando-se na rede social com maior crescimento (Fonte:Outsocialtimes) e apresenta mais de 100 milhões de utilizadores mensalmente. (Fonte: Jeffbullas)
  • Instagram conseguiu 50 vezes mais engagement do que o Twitter. (Fonte: Outsocialtimes)

This post is also available in: Inglês