Back1-A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   U   V   T   W   X   Z   Y

[L] Glossário de Marketing Digital

LBS (LOCATION BASED SERVICES) – O LBS é oferecido por algumas redes de telemóvel como um meio para enviar publicidade personalizada e outras informações para os assinantes de telemóvel com base em sua localização actual.  O prestador de serviços de telemóvel inicia a localização a partir de um chip GPS inserido no telemóvel, ou através de radiolocalização e triangulação com base na força do sinal das antenas mais próxima do telemóvel (para os telemóveis sem recursos de GPS). LBS inclui sugestões de tráfego para a condução, informações sobre os recursos disponíveis na vizinhança, tais como restaurantes, caixas multibanco, lojas, cinemas, etc LBS também pode ser usado para controlar os movimentos e a localização das pessoas, como por exemplo entre encarregados de educação e seus filhos, serviço de segurança e dispositivos móveis que visam o mercado familiar.

LAGÉ o período que medeia entre o pedido online e a recepção de uma resposta ao mesmo. Veja Latência (Latency).

LAN (Local Area Network) – É um grupo de computadores ligados entre si (a rede) num local físico.

LANDING PAGE (Jump Page) É uma página secundária para a qual um utilizador é direccionado quando clica num anúncio, onde são fornecidas informações adicionais e/ou um mecanismo para fazer uma compra. O utilizador é muitas vezes levado a uma página de destino através de um banner, link ou comunicação correlacionada.

LARGE RECTANGLEÉ um tamanho IMU (Interactive Marketing Unit). Existem sete Interactive Marketing Unit (IMU) formatos de anúncio, Existem duas unidades vertical e cinco grandes unidades rectangulares. 

LATENCY (Latência) – 1) o tempo que leva um pacote de dados a deslocar-se através de uma ligação de rede, 2) período que medeia entre o pedido e a exibição d conteúdo do(s) anúncio(s).Latência, por vezes, leva o utilizador a abandonar o local antes da oportunidade de ver integralmente o seu conteúdo. No streaming media, a latência pode criar degradação do stream se os pacotes que devem ser recebidos e exibidos em ordem, chegam fora de ordem.

LAYERED NOTICEÉ o fornecimento de uma descrição geral de um programa/serviço a médio num formulário pequeno, médio ou longo com os termos e condições e detalhes do programa/serviço.

LEAD GENERATIONÉ o processo de recolha de informação, nomeadamente dados para contato (pessoais e/ou empresariais) de potenciais vendas (oportunidades qualificadas), que serão trabalhadas pelas força de vendas da empresa. Por exemplo os anunciantes pagam às empresas de publicidade online pelos formulários válidos/qualificados de compra (por exemplo, os concessionários de automóveis pagam um fee por cada inquérito preenchido on-line de para uma potencial compra) ou para recolher dados que ajudem a construir o perfil do consumidor, como sejam os dados demográficos, dados de contacto, e informação comportamental. Estes processos são por norma faturados com base no seu desempenho (por exemplo, o custo por ação, ou lead ou por questionário qualificado).

LICENÇAveja Royalties

LINKÉ a interligação clicável entre dois sites. Formalmente conhecido como um hiperlink.

LISTSERV – é a lista de correio composta por e-mails.

LISTSERVERÉ um programa que envia automaticamente e-mail para uma lista de assinantes ou listserv.

LOCATION INFORMATIONInformação que permite que um anunciante móvel possa identificar a localização específica de um determinado dispositivo wireless. Códigos Postais e códigos de área, normalmente, só por si não são suficientes para se qualificarem como Location Information. No entanto, a Global Positioning System (GPS) é um exemplo de uma funcionalidade que fornece informações de localização.

LOCATORÉ um anúncio ou serviço através do qual um anunciante local pode ser identificado com base na proximidade do consumidor ou do seu local preferido (pode ser GPS/LBS ou código postal definido pelo utilizador).

LOG FILEÉ um arquivo que regista as transacções que ocorreram no servidor Web. Alguns dos tipos de dados que são recolhidos são: a data/hora, URL servido, o endereço IP do visitante, código do status do pedido, URL anterior do visitante, etc.

LOGINÉ a identificação ou nome utilizado para aceder a um computador, rede ou site.

[Envie-nos a sua sugestão para completar o nosso glossário, e colocaremos um link para o autor]

This post is also available in: Inglês