Back1-A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   U   V   T   W   X   Z   Y

[I] Glossário de Marketing Digital

IMAGE (Imagem) – Uma fotografia ou um gráfico que pode ser entregue a um telemóvel como um entre os vários formatos disponíveis de imagem de baixa resolução, inclusive .png, .gif, .jpg, etc, As imagens numa plataforma móvel podem ser classificadas como conteúdo móvel/produtos (papéis de parede – wallpapers, screensavers, etc), activos para um web site móvel, ou acessível através de links para desencadear uma acção.

IMAGEM ADUma imagem num site web com um link activo que pode ser clicada pelo assinante de telemóvel. Uma vez clicado, o assinante sem fios é redireccionado para uma nova página, ou para um outro web site móvel ou ainda para outro destino onde reside uma oferta.

IMAGE MAP – É uma imagem GIF ou JPEG com mais de um link de interligação.  Cada link ou hot spot pode levar a uma página de destino diferente.

I-MODEÉ um pacote de serviços de informação baseada desenvolvido pela operadora japonesa NTT DoCoMo para oferecer uma ampla gama de serviços aos assinantes de telemóveis.  O modelo de partilha de utilizado para i-Mode está sendo adoptado por outras operadoras como base para novos serviços disponíveis para GPRS e 3G.

IMPRESSIONÉ uma unidade de medida da respostas de um servidor Web a uma pedido de página a partir do browser do utilizador, que é filtrado pela actividade robótica e pelos códigos de erro. São gravados os pedidos de página realizados pelo utilizador que viu a página web. É também uma unidade de medida para a contagem do número de vezes que os assinantes de telemóvel visualizem uma página em especial, podendo ser a publicidade móvel num site de Internet móvel ou inserido numa mensagem de texto ou noutro media móvel similar.

INBOND MARKETING – centra-se na criação de conteúdo de qualidade que atraia a audiência da sua empresa forma natural para o produto ou serviço pretendido. Ao alinhar o conteúdo que publica com os interesses do seu cliente, está de forma natural a captar o tráfego que o ajudará a converter em oportunidade, a levá-los a tomar a ação pretendida, por exemplo concluir a venda ou solicitar mais informação e a disfrutar de forma agradável e cómoda uma relação win-win com a sua empresa

INBOX – Veja Inbox E-mail

ÍNDICEÉ a base de dados onde um motor de pesquisa guarda o conteúdo de cada página da Web que são visitadas pela “aranha/spider..

INFORMATION ON DEMAND (IOD) – É o conteúdo entregue sob a forma de alerta. O assinante recebe actualizações do tempo, trânsito, horóscopo, piadas do dia, etc, através de texto SMS, periodicamente em períodos e frequências predefinidas.

INSERTION (Inserção) – É o acto de colocar efectivamente um anúncio num documento, como registado pelo servidor de anúncios (ad server).

INSERTION ORDER (Ordem de inserção)É a ordem de compra entre o vendedor de publicidade interactiva e o comprador (normalmente ou é o anunciante ou a sua agência).

INSTANT MESSAGING (IM) – É um método de comunicação em tempo real, de um-para-um ou em grupos através da Internet. Os utilizadores constroem. Listas de amigos (buddy lists). que reflectem a disponibilidade (ou. presença.) das pessoas com quem eles se comunicam.

INSTANT VOICE RESPONSE / INTERACTIVE VOICE RESPONSE (IVR) – É uma tecnologia que permite que um computador possa detectar o tom de voz e a sinalização de multi-frequência de dual-tone (DTMF – Dual-Tone Multi-Frequency Signaling) introduzidas pelo teclado. A tecnologia IVR é amplamente utilizada nas telecomunicações, mas também estão sendo introduzidas em alguns sistemas de automóvel para a operação de mãos-livres. É um sistema informatizado que permite a um utilizador, normalmente o chamador (quem realiza a chamada), a seleccionar opções a partir de um menu de voz, habilitando-o a interagir com o sistema informatizado de um telefone a partir do seu telemóvel.

INTEGRATED DIGITAL ENHANCED NETWORK (i-DEN) – É uma tecnologia wireless desenvolvida pela Motorola, que combina as capacidades de um telemóvel digital, rádio bidireccional, fax/modem, pager alfanumérico e numa rede única. iDEN opera entre os 800MHz, 900MHz, e 1500MHz, e é baseado em arquitectura TDMA e GSM  que coloca mais utilizadores num determinado espaço espectral, comparativamente a um sistemas móvel analógico. As redes iDEN são utilizadas por vários operadores em todo o mundo.

INTELLIGENT AGENTS (Agentes Inteligentes) – São ferramentas de software que ajudam o utilizador a encontrar a informação de interesse específico para si. O perfil do utilizador é continuamente refinado e melhorado com base na aceitação ou rejeição pelo utilizador das recomendações enviadas ao longo do tempo.

INTERACTIVE ADVERTISINGSão todas as formas de publicidade, online, wireless e de televisão interactiva incluindo os banners, patrocínios, e-mail, palavras-chave pesquisadas, referências, slotting taxas, anúncios de classificados e anúncios de televisão interactiva.

INTERACTIVE TV  (iTV) – A TV Interactiva refere-se à programação TV e de tecnologia que permita ao espectador participar interactivamente e bidireccional com a televisão / programação. É uma tecnologia que permite a comunicação bidireccional entre o público e o prestador de serviços de televisão (como o locutor, Operador de cabo, fabricante da set-top box ).

INTERNAL PAGE IMPRESSIONSÉ a actividade de um Web site  que é gerada por utilizadores com endereços IP conhecido como estando afiliados ao proprietário do site. A actividade interna que está associado com a administração e manutenção do site devem ser excluídas do tráfego ou do relatório de medição.

INTERNATIONAL MOBILE EQUIPMENT IDENTITY (IMEI ) – É o número de série único com 15 dígitos, atribuído a um telemóvel. O IMEI é composto por cinco grupos de números. O primeiro grupo representa o fabricante, o segundo sequência identifica o Type Approval Code (TAC) ou o número do modelo, o terceiro representa o Código de Montagem Final Code (FAC – Final Assembly Code), o quarto é o número de série do aparelho e o quinto é a reposição de um só dígito (normalmente o 0 ).

INTERNET É a rede mundial de computadores, proporcionado conectividade fiável e redundante entre computadores de sistemas díspares utilizando o envio de dados através de protocolos conhecidos como TCP/IP.

INTER-OPERABLE MESSAGINGÉ a capacidade que o assinantes de telemóvel dispõe para trocar mensagens de texto e multimédia entre diferentes redes de operadores móveis. Também é usado para se referir a um Common Short Code que é registado em várias redes dos operadores móveis.

INTERSTITIAL ADSSão anúncios que aparecem entre duas páginas com conteúdo. Também conhecidos como anúncios de transição, ou páginas splash.

INTERSTITIAL IMAGE ADÉ uma Imagem publicitária que é inserida no meio de uma mensagem MMS. Esta imagem será disponibilizada ao assinante quando abrir a mensagem MMS.

INTERSTITIAL TEXT ADÉ uma página de texto que é exibida no meio de uma mensagem MMS.

INTERSTITIAL VIDEO ADÉ um video clip de publicidade que é inserido no meio de uma mensagem MMS. Este vídeo é reproduzido quando o assinante está a ver a mensagem MMS.

INTRANETÉ uma rede baseada em protocolos TCP / IP que pertence a uma organização, normalmente uma empresa, e é acessível somente por membros da organização, funcionários ou outras pessoas com autorização.

IN-UNIT CLICKÉ uma unidade de medida da acção desencadeada pelo utilizador ao responder a um elemento do anúncio que geralmente provoca uma mudança intra-site ou mudança de conteúdo.  A In-unit clicks é geralmente controladas através do 302 redirect. Também conhecido como click-downs, click-ups e click-withins. Veja ad click e 302 redirect

INVENTORY (INVENTÁRIO) – o número de anúncios disponíveis para venda num site.

IP (Internet Protocol) É o protocolo que informa de como os pacotes da rede são tratados e encaminhados.

IP ADDRESS (Endereço IP) – É o endereço numérico de Internet protocol atribuído a cada um dos computadores na Internet, de forma a que a sua localização e actividades possam ser diferenciadas das de outros computadores.  O formato é ##.##.##.##, onde cada número varia entre 0 e 255

IRC – (Internet Relay Chat) – 1) É o mecanismo que permite ás pessoas conversar em tempo real. O chat ou os fóruns, as mensagens são escritas, e podem ser públicas ou privadas, 2) É um protocolo que permite aos utilizadores conversar com outras pessoas em tempo real. O IRC é estruturado como uma rede de servidores, cada IRC aceita ligações a partir de um programa cliente.

ISDN ((Integrated Services Digital Network)) (Rede Digital de Serviços Integrados) – Permite o acesso à Internet de forma mais rápida que as ligações dial-up através de fios de cobre do telefone. A DSL tem, vindo em grande parte a substituir o ISDN. Veja DSL (DIGITAL SUBSCRIBER LINE).

ISP (Internet Service Provider)É a empresa ou organização que fornece acesso à Internet e serviços co-relacionados, aos consumidores.

ITI (Information Technology Industry Council)Representa os principais fornecedores dos E.U.A. de produtos e serviços de tecnologia da informação.  Ele defende crescimento da economia através da inovação e apoia as políticas de livre mercado.  Veja itic.org para mais informações.

IVR DISCOVERYÉ um método de descoberta de conteúdo onde o utilizador liga para um número de telefone, durante o qual o seu número de telefone móvel é capturado, e uma conexão de dados é feita posteriormente para o telemóvel (SMS, WAP). É cobrado através do registo de chamadas assim que a ligação ao telemóvel seja realizada.

[Envie-nos a sua sugestão para completar o nosso glossário, e colocaremos um link para o autor]

This post is also available in: Inglês